Nacionalidade Espanhola para Netos de Espanhol.

Proposta de lei para estender o direito à nacionalidade espanhola para aqueles que não puderam beneficiar da Lei da Memória Histórica, “Lei de netos”
Em 2007, a Lei da Memória Histórica que permitiu obter a nacionalidade espanhola, entre outros casos, os netos de espanhóis que tinham sido exilados entre 1955 e 1936 entrou em vigor.
Hoje, continuamos a receber consultas sobre como obter cidadania espanhola por esta via. No entanto, esta lei deixou de estar em vigor em 2009, apesar de ter sido prorrogado até o final dos prazos de candidatura definitivamente em 2011.
Portanto, hoje, não pode ser obtido a cidadania espanhola desta forma. No entanto, o projecto de lei apresentado em 20 de dezembro de 2016 pelo Grupo Parlamentar de Podemos , tem causado muita confusão entre os nossos adeptos.
Lembre-se Lei de Memória Histórica (Lei 52/2007, de 26 de Dezembro) estabeleceu uma série de medidas e reconhecimento de certos direitos em favor daqueles que sofreram perseguição ou violência durante a guerra civil ea ditadura.
Havia muitas pessoas que eram elegíveis para a nacionalidade espanhola por esta via, tais como aqueles cujo pai ou mãe foi originalmente espanhol ou netos dos que perderam ou tiveram que renunciar à sua nacionalidade espanhola, como resultado do exílio. Especificamente, mais de 500.000 aplicativos para a cidadania foram apresentados desta forma, sendo concedidas mais de 300.000 pessoas da América Latina, os cidadãos principalmente cubanos.
No entanto, o projeto de lei apresentado ao Congresso dos Deputados, sob o título de “Lei sobre a concessão de nacionalidade espanhola aos descendentes nascidos no estrangeiro de espanhol” apresenta, em seu artigo primeiro, a possibilidade de atribuição da nacionalidade de origem aos filhos nascidos no exterior de migrantes e também de todos os netos nascidos no exterior de imigrantes espanhóis, independentemente de seus avós tinham perdido a sua nacionalidade. opção concedida por crianças, menores e adultos também são possíveis.
O objetivo da presente proposta é permitir o acesso à nacionalidade espanhola a todos aqueles que foram excluídos da Lei da Memória Histórica, também conhecido como “A Lei de netos”.
