HOMOLOGAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA ESPANHA.
Ser médico na Espanha é estar inserido em um dos melhores sistemas de saúde do mundo. Contar com hospitais e centros de saúde bem equipados, é sem dúvida, um diferencial para quem lida diariamente com o bem-estar de pacientes. Mas será que vale a pena ser médico no país? Brasileiros podem exercer a profissão na Espanha? Essa e muitas outras dúvidas, te explicamos detalhadamente agora.
O processo de homologação de diplomas na Espanha permite que o seu diploma universitário brasileiro seja reconhecido no país, tornando a etapa de busca por uma colocação no mercado de trabalho espanhol através da sua profissão, muito mais fácil. O primeiro passo para a homologação do seu diploma de medicina na Espanha é a abertura do processo de solicitação no Ministério de Educação Espanhol, etapa que pode ser realizada em qualquer período do ano. Para iniciar o processo será necessário apresentar a seguinte documentação:
-
Preenchimento do formulário de solicitação de homologação;
-
Original e cópia autenticada do passaporte ou documento de identidade espanhol;
-
Original e cópia autenticada do diploma de medicina brasileiro legalizado e traduzido juramentado espanhol; (Espanha Fácil possui escritórios no Brasil e na Espanha para realização dessas gestões administrativas.)
-
Original e cópia do histórico acadêmico que conste as disciplinas cursadas bem como suas respectivas cargas horárias devidamente legalizado e traduzido juramentado ao espanhol;
-
Comprovante de pagamento da taxa de solicitação;
-
Certificado de competência lingüística em Espanhol Nível B2, emitido pelo Instituto Cervantes (DELE) OU por outros institutos oficiais de ensino de idiomas na Espanha.
-
Conteúdo programático que conste as disciplinas cursadas bem como a descrição do conteúdo estudado em cada disciplina devidamente legalizado e traduzido juramentado ao espanhol;
Como é ser médico na Espanha?
Diferente do Brasil, ser médico na Espanha ou no resto na Europa não representa aquele status que os profissionais têm no Brasil. No Brasil, os médicos ganham muito bem e são extremamente valorizados. Na Europa, há um reconhecimento da profissão, porém não existe aquele todo aquele status e os salários chegam a ser compatíveis com outras profissões.
A saúde na Espanha aparece em 19° na lista da Euro Health Consumer Index (EHCI) entre uma das melhores da Europa. Por outro lado, o país está com déficit de 2,9% no número desejado de médicos. No Sistema Público de Saúde faltam 4 mil médicos especialistas. De acordo com o Ministério de Saúde Espanhol hoje 50% dos médicos do país têm mais de 50 anos, isso significa que logo a aposentadoria irá chegar.
Ainda de acordo com os dados divulgados hoje trabalham 138.797 mil médicos especialistas para uma população de 46 milhões de habitantes.
Saúde na Espanha
De acordo com uma pesquisa da Bloomberg, a Espanha é o país mais saudável da Europa. O país tem a maior expectativa de vida de toda a União Europeia e presta um excelente cuidado primário nos centros de saúde com os médicos de família. Prevê-se que a Espanha até 2040 tenha a maior vida útil da Europa com quase 86 anos.
Segundo dados do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde de 2018, a Espanha conseguiu diminuir na última década as mortes por câncer e também o número de casos de doenças cardiovasculares.
A boa saúde na Espanha se dá pelos hábitos alimentares saudáveis. A dieta mediterrânea, baseada em azeite de oliva extra virgem, nozes, peixes, azeitonas, apresenta um baixo teor de gordura, tornando os espanhóis mais saudáveis e com menos problemas cardiovasculares.
O que é o médico de família na Espanha?
O sistema de saúde pública da Espanha é estruturado em dois níveis: o primeiro nível cuida do atendimento primário, realizados nos centros de saúde próximos da casa do cidadão.
As consultas são agendas e cada pessoa tem o seu médico de família. Para as urgências, não há necessidade de agendamento. O segundo nível é o atendimento especializado em hospitais.
O médico de família trabalha nos cuidados primários, normalmente cuidando de todos os membros da família. Acompanhando a prevenção de doenças, vacinas, etc. Em caso de doenças mais graves, o médico de família encaminha o paciente para as consultas de especialidade (por exemplo: cardiologia).
Importante comentar: As traduções juramentadas ao espanhol realizamos por tradutor juramentado oficial na Espanha. Traduções juramentadas realizadas por tradutor oficial no Brasil para ter validade na Espanha devem está devidamente legalizadas.
Salário de médico na Espanha
O salário de médico na Espanha no sistema público de saúde é de em média 53 mil euros por ano (bruto). Cerca de 4.417,00 euros por mês. Alguns médicos conciliam o trabalho no sistema público e no privado.
Entretanto, médicos especialistas com anos de profissão chegam a ganhar 65 mil euros por ano. Atualmente, a Espanha tem recrutado médicos portugueses para trabalhar no país – especialmente na Galícia. Os salários oferecidos aos médicos portugueses são de 4.393,00 euros por mês (bruto), quase o dobro dos que os médicos ganham em Portugal (médias salariais).
Médico brasileiro pode trabalhar na Espanha?
Sim, desde que faça a validação do diploma brasileiro na Espanha. Atualmente, no país 9,4% dos médicos são estrangeiros. A grande vantagem de trabalhar na Espanha como médico, para profissionais vindos da América do Sul, é que em dois anos, eles podem solicitar a nacionalidade espanhola.
1 Comment
Boa noite!Sou Medica,Brasileira.Tenho Revalidacao Portuguesa!Posso trabalhar em Espanha!Atraves da Directiva..ou terei que fazer o processo!
Muito grata!