Como obter a sonhada Imigração Austríaca!
A Áustria, conhecida como República da Áustria, ou em alemão Österreich, também aderiu e facilitou a entrada de imigrantes trabalhadores no país. Com muita falta de mão de obra qualificada, em 2011 o governo austríaco implantou o cartão Vermelho-branco-vermelho, o “Rot-weiss-rot Karte”. Este cartão é a sua entrada para uma imigração no país, onde com ele você poderá morar e trabalhar tranquilamente no país com muitos beneficios e alta qualidade de vida.
Com a possibilidade de trabalhar na Áustria, várias perguntas surgem e vão bem além do tema “trabalho”, assuntos como moradia, saúde, previdência social e outros questionamentos são normais.
Os brasileiros podem visitar a Áustria sem solicitar um visto por um período de até 90 dias, a contar da entrada no país. Porém é preciso comprovar através de documentos originais a sua visita como, motivo, passagem de ida e volta e reserva financeira para cobrir os custos no país.
Documentos para entrada na Áustria como visitante e turista:
-
Passaporte original válido com validade mínima de 6 meses;
-
Comprovante de aquisição de seguro de viagem internacional (com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistência médica/hospitalar e repatriação sanitária).
-
Bilhete aéreo ida e volta confirmados
-
Fundos suficientes para a estadia (dinheiro, travel check ou cartão de crédito)
-
Voucher do hotel e serviços adquiridos durante a estadia em Áustria
Mas muito cuidado, a ausência destes requisitos e documentação, poderá acarretar problemas no ato da entrada no país!
Os tipos mais comuns de vistos oferecidos pela maioria dos países são:
1. Visto de trânsito: válido por até três dias ou menos, é para as pessoas que precisam fazer conexão no país
2. Visto de turista: para um período limitado de viagem a lazer, sem atividades de negócios permitidas. Geralmente o único visto dado gratuitamente. Para a Áustria, os brasileiros não precisam solicitar o visto para viagens curtas, mas ao chegar aqui precisam atender a todos os requisitos exigidos
3. Visto de negócios: para quem vai fazer algum negócio comercial no país;
4. Visto de estudante: permite estudar em alguma instituição do país, pode ser idiomas ou cursos específicos
5. Visto diplomático: que confere à viagem status oficial e normalmente só está disponível para portadores de passaportes diplomáticos
6. Visto de permanência: emitido para pessoas que solicitam permanecer no país por um tempo determinado e por uma razão específica. É preciso comprovar uma renda para este tipo de visto
7. Visto de trabalho: geralmente é dado aos cônjuges e/ou pessoas que solicitaram a imigração austríaca. Em alguns casos, é oferecido pela empresa quando se tem uma oferta de trabalho temporário.
Imigração – Visto de trabalho e residência na Áustria
A boa notícia é que os estrangeiros que não possuem cidadania europeia agora podem aplicar para obter um visto e trabalhar na Áustria. Em 2011 foi implementado um novo esquema de imigração flexível: o “Rot-Weiß-Rot Karte” (cartão vermelho-branco-vermelho) em referência às cores da bandeira da Áustria.
Esse visto tem por objetivo facilitar a imigração de trabalhadores qualificados de outros países, visando suprir a necessidade de mão de obra daqui. Suas famílias também terão direito a permanência no país, mas espera aí que não é assim tão simples, existem algumas exigências e critérios que devem ser seguidas antes. Somente pode entrar com o pedido do Rot-Weiß-Rot, se estiver inserido em alguma dessas categorias abaixo:
• trabalhadores muito qualificados;
• trabalhadores qualificados em profissões de escassez;
• trabalhadores-chave;
• graduados de universidades austríacas e faculdades de ensino superior;
• trabalhadores autônomos em determinadas áreas.
Para solicitar o visto de trabalho na Áustria, você precisa estar listado na lista de profissões em demanda, como:
1. Operadores de Máquina: setores de: trituração, moagem e processamento de metal
2. Torneiros de metal: operador de moinho, cortador de linha, torneiro, trabalhador qualificado, técnico de usinagem, técnico de metalurgia e tecnologia de usinagem.
3. Engenheiros e engenharia mecânica: técnico de instalação, engenharia mecânica, engenheiro de construção automóvel, técnico de engenharia mecânica, engenheiro de projeto mecânico, engenheiro de sistema de ar condicionado, engenheiro sanitarista, engenheiro de design da ferramenta, mecatrônica engenheiro, engenheiro de serviços de construção (aquecimento, ventilação, sanitários), engenheiro de garantia de qualidade, engenheiro de design CAD, engenheiro de precisão, engenheiro de sistemas, conduzir engenheiro de tecnologia (engenheiro), engenheiro de construção, engenheiro CAM, engenheiro de produção, engenheiro de ventilação, graduado da faculdade técnica em engenharia mecânica, engenheiro de automação, CAD / CAM programador.
4. Roofers, profissionais em telhados: carpinteiros e carpinteiro mestre especializados em telhados.
5. Engenheiros pós-graduação em engenharia mecânica: administrador de empresas, engenheiro mecânico, engenheiro de máquinas de mineração, engenharia mecânica, motor engenheiro de construção de veículos, engenheiro de sistema de ar condicionado, técnico de engenharia mecânica, engenheiro sanitarista, desenhista ferramenta, construção engenheiro de serviço (aquecimento/ventilação/sanitário), engenheiro de projeto mecânico, engenheiro de automação, mecatrônica montador, engenheiro de sistemas, engenheiro de tecnologia de acionamento, engenheiro de construção, engenheiro de produção, engenheiro de ventilação, programador CAD/CAM, designer de engenharia CAD.
6. Engenheiro para a tecnologia de engenharia de energia: engenheiro elétrico, engenharia de energia, engenheiro de design, engenheiro elétrico.
7. Enfermeiras graduadas
Passos para solicitar a sua imigração austríaca:
1- Primeiramente você precisa fazer o “Points Calculator”, é um teste que vai lhe dizer se você está apto a fazer o pedido de imigração. Se o teste for positivo, você poderá então aplicar para uma das muitas vagas concorridas para usufruir da alta qualidade de vida na Áustria.
2. Você precisa ter 70 pontos num total de 100 para poder prosseguir com o pedido de imigração.
3. Se você passou no teste, você já pode começar a providenciar a sua imigração. Você precisa ir até um Consulado Austríaco e verificar os trâmites para iniciar o seu processo.
4. Com todas as informações e dúvidas resolvidas no consulado, segue aqui um exemplo da lista da documentação para pedir imigração na categoria Jobseeker Visa and Red:
https://www.migration.gv.at/fileadmin/downloads/infoblaetter/2014-03-24_Documents_for_the_application_for_Jobseeker_Visa_and_Red.pdf
Uma vez conseguido o emprego, o trabalhador assina um contrato com a empresa, pois não existe uma carteira de trabalho como no Brasil. O contrato de trabalho pode ser de prazo limitado ou ilimitado. O contrato com prazo limitado é feito na maioria das vezes quando a pessoa entra na empresa. Nesse caso, o contrato é de 1 – 3 meses, e seria como um período de experiência. Uma vez que a pessoa é aprovada no período de experiência, o contrato é renovado e pode ter um prazo mais longo ou não ter prazo de expiração.
O governo local austríaco também criou um website “Help AT”, para oferecer auxílios e informações a todos que tem interesse em viver e trabalhar neste paraíso. Confira aqui mais sobre custos de vida, impostos, legislação e tudo para te manter informado sobre as demandas e estatísticas do país.