COMO MORAR LEGALMENTE NA ESPANHA!
Formas de morar na Espanha legalmente
Estudar na Espanha
Você tem algumas maneiras de conseguir morar na Espanha, a primeira dica é estudar no país. Fazer um MBA, um mestrado, ou um doutorado na Espanha pode ser uma experiência maravilhosa e que pode te abrir muitas portas.
As universidades são preparadas para receber estudantes estrangeiros e a adaptação a língua é muito tranquila. O pedido de visto de residência pode ser feito ainda no Brasil, em um dos cinco consulados da Espanha: em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Salvador.
Trabalhar na Espanha
Você pode conseguir um visto de trabalho para morar na Espanha, mas para isso é preciso enviar o seu currículo ainda do Brasil, ser selecionado para a vaga e então entrar com o pedido de visto no Consulado.
A empresa lhe envia uma carta convite para fazer a solicitação do visto. Não é impossível, mas requer uma certa espera e o envio de muitos currículos. Há diversos sites de emprego na Espanha ou você pode pesquisar diretamente no Linkedin das empresas e enviar a sua candidatura. A Espanha possui diversas multinacionais que atuam em todo mundo, como a Zara por exemplo (Grupo Inditex), o banco Santander e a rede Repsol.
Abrir uma empresa
Existem duas formas de abrir uma empresa na Espanha e conseguir um visto: por conta própria (Autônomo) e abertura de uma empresa (constituir uma Sociedade Mercantil). Nesse segundo caso ela poderá ser: Sociedad Limitada, Sociedad Anónima, Sociedades Laborales ou Cooperativa. O valor mínimo do capital social que deve ser depositado no banco (conta da empresa) é de € 3.005,06.
Aposentado na Espanha
Essa é uma opção cada mais procurada pelos recém aposentados brasileiros. Alguns países da Europa tem um visto especial para pessoas que tem uma renda fixa e não pretendem trabalhar no país, como é o caso da Espanha.
Ou seja, você mora legalmente na Espanha com a sua família, com a aposentadoria que recebe no Brasil.
Cidadania espanhola
A forma mais fácil de morar na Espanha é ter cidadania espanhola (ou de outro país da União Europeia). Dessa forma você pode entrar livremente no país e a partir daí procurar um emprego na sua área de atuação. A cidadania espanhola é adquirida de duas formas: por descendência ou por aquisição. Por descendência é transmitida de pais para filhos sem saltar gerações. Os filhos e netos de espanhóis podem fazer o pedido de cidadania. Entretanto, os netos podem fazer o pedido só até os 18 anos, se um dos pais já tiver o direito reconhecido