Explicaremos para voçê como funciona o processo para casar na Alemanha e que documentos solicitam para o casamento.
Você necessitará dos seguintes documentos:
1) Segunda via da sua certidão de nascimento contendo informação sobre o seu estado civil atual.
2) Declaração do registro civil, que emite a certidão de nascimento, que revendo o arquivo do cartório, não tem registro de casamento.
Uma vez com os documentos em mãos, você deverá ir ao Consulado da Alemanha no Brasil (verifique se existe um consulado na sua cidade) para que os mesmos sejam legalizados e reconhecidos.
O próximo passo é a tradução dos documentos para o alemão. Isso só pode ser feito por um tradutor juramentado nossa assessoria prepara toda a parte de documentação do cliente.
Outros pormenores:
3. Se o(a) noivo(a) já foi casado(a) antes, ele(a) deve apresentar a cópia autenticada em Cartório ou Tabelionato (o Consulado e não pode legalizar copias autenticadas pelo Fórum) da sentença do divórcio com a observação de que a sentença já transitou em julgado, para que a mesma possa ser homologada na Alemanha, e uma via atualizada da certidão de casamento com averbação do divórcio. Os documentos devem ser legalizados pela representação alemã.
4. Se o cônjuge anterior faleceu, deve-se apresentar a certidão de óbito e uma via atualizada da certidão de casamento onde conste o óbito, ambos documentos legalizados pela representação alemã.
5. Se o(a) noivo(a) brasileiro(a) for menor (menos de 18 anos de idade), as pessoas que têm a guarda – geralmente os pais – devem apresentar o consentimento reconhecido em cartório e legalizado pela representação alemã.
Vale lembrar que esses documentos são válidos por 180 dias a partir da data de emissão. Portanto, você tem esse período para ir a um cartório na Alemanha e dar entrada no seu processo de casamento civil. Você não tem necessariamente que casar dentro desse período.
Se você já mora aqui na Alemanha vai precisar de um registro de residência, aqui chamado de “Aufenthaltsbescheinigung”.
Com os documentos certinhos e traduzidos o casal terá que ir ao Standesamt, cartório de registro civil e apresentá-los, juntamente com o seu passaporte. Os documentos originais ficarão em poder do cartório até que tudo seja devidamente legalizado. Prepare-se para assinar muitos papéis! Se você não consegue falar e entender alemão ainda muito bem, terá que levar um tradutor ou alguém que não seja seu familiar para fazer a tradução.
Vão te perguntar também sobre como você quer que fique o seu nome depois de casada. Você poderá manter o seu nome de solteira ou adicionar o sobrenome do seu futuro esposo.Importante: antes era necessário para quem ainda estava no Brasil a requisição de um visto de noiva(o). Hoje isso não é mais necessário! Você poderá vir com visto de turista, casar e depois adquirir outro visto.Qualquer dúvida envie um email:info@assessoriainternacional.com ou adicione nosso whatsapp da empresa:(34)655538526.