CIDADANIA

LUXEMBURGUESA


Quais os requisitos para tirar a Cidadania Luxemburguesa?

  • Os portadores de passaporte luxemburguês podem desfrutar de acesso livre e fácil a uma ampla gama de destinos internacionais, tornando-se um dos passaportes mais poderosos e valiosos do mundo.
  • O país é membro da União Europeia, o que facilita a livre circulação de seus cidadãos dentro dos países do bloco, e também mantém relações diplomáticas favoráveis com a maioria dos países do mundo.
  • Luxemburgo é um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Quem pode candidatar-se à nacionalidade luxemburguesa?

Qualquer pessoa que preencha os requisitos legais pode candidatar-se à nacionalidade luxemburguesa. Os principais critérios incluem:


  • Ser residente legal no Luxemburgo há pelo menos 5 anos, ou 3 anos no caso de ter laços familiares com um cidadão luxemburguês;
  • Ter boa conduta e não ter sido condenado por qualquer crime durante o período de residência no país;
  • Demonstrar conhecimento básico da língua luxemburguesa e/ou francesa;
  • Ter capacidade de se sustentar financeiramente e não depender de assistência social;
  • Renunciar à sua anterior nacionalidade, se exigido pela lei. A Lei de Naturalização de Luxemburgo de 2017 estabelece novos critérios para a aquisição da cidadania luxemburguesa, tornando o processo mais rigoroso.

Entre as mudanças incluem-se:

  • Tempo mínimo de residência: os candidatos devem ter residido legalmente em Luxemburgo por um período mínimo de cinco anos consecutivos, sendo que pelo menos dois desses anos devem ter sido vividos de forma ininterrupta.
  • Conhecimento da língua luxemburguesa: os candidatos precisam comprovar habilidade em falar, escrever e entender a língua luxemburguesa, que é um dos idiomas oficiais do país. Os critérios são estabelecidos de acordo com o nível de escolaridade e/ou experiência profissional do candidato.
  • Conhecimento da sociedade luxemburguesa: os candidatos devem demonstrar conhecimento sobre a história, geografia, cultura, esportes e instituições de Luxemburgo.
  • Integração: os candidatos devem provar que estão integrados na sociedade luxemburguesa e que respeitam os valores e as leis do país. Isso inclui não ter antecedentes criminais e estar em dia com as obrigações fiscais.

A Lei de Naturalização de Luxemburgo de 2017

Estabelece que o governo pode recusar a naturalização caso considere que o candidato não atendeu plenamente os requisitos estabelecidos. Cidadania – Formas Possíveis para Adquirir a descendência sanguínea “jus sanguines”. E dependendo da linha de descendência o processo pode ser feito nas seguintes modalidades:

  • Por naturalização/aquisição. Feita em uma única etapa via Brasil. Não existe prazo para entrar com o pedido;
  • Por opção. Feita em 02 etapas. A primeira via Brasil e a segunda o requerente precisa entregar os documentos pessoalmente em Luxemburgo. Não existe prazo para entrar com o pedido; Por recuperação. Feita em 02 etapas.
  • A primeira deveria ter sido feita até dezembro de 2018.
  • E a segunda o requerente precisa ir pessoalmente em Luxemburgo entregar os documentos até dezembro de 2025.

Processo por Aquisição

O processo de cidadania de acordo com o artigo 23 na modalidade “por opção-1” é feito em 02 etapas e não tem prazo para fazer / finalizar.

A primeira etapa

Consiste em pedir a emissão de um certificado de nacionalidade em nome de quem está se baseando para fazer o processo: avó, mãe ou pai. Mesmo que a pessoa que está se baseando para fazer o pedido, já tenha um certificado de nacionalidade emitido em seu nome, ou um dos pais adquiriu a cidadania na modalidade por “recuperação” ou opção-1./

Segunda etapa

Após receber o certificado de nacionalidade emitido em nome da avó, mãe, ou pai, o requerente deve ir à Luxemburgo entregar os documentos e fazer o pedido da cidadania de acordo com o artigo 23 na modalidade “por opção-1”.

Processo por Recuperação – ART. 89

O pedido de recuperação deverá ser feito pessoalmente em Luxemburgo até dezembro de 2025. Após esse período o requerente que não for à Luxemburgo completar a segunda etapa e está de posse do Certificado de Ancestralidade (Descendência) com os dizeres: “est la descendante em ligne directe d’um aïeul qui possédait la nationalité luxembourgeoise em date du 1er javier 1900”, dependendo da linha de descendência, não será mais possível obter a recuperação da cidadania mesmo tendo a descendência.

Processo para para filhos maiores e menores

Também existe o processo de cidadania para filhos maiores e pedido de Registro para filhos menores.


SAIBA MAIS SOBRE OS VISTOS PARA LUXEMBURGO